smf_logo

A SOCIEDADE MOVIMENTO DOS “FOCOLARI” – SMF, fundada no ano 1972, é uma associação sem fins lucrativos reconhecida como entidade de utilidade pública federal. Sua missão é trabalhar na promoção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, especialmente àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, no contexto familiar e comunitário. Atualmente são desenvolvidas atividades socioeducativas, recreativas, esportivas, artísticas e culturais para cerca de 660 crianças e adolescentes, tais como artesanato, informática, violão, coral, percussão, futsal, voleibol, tênis de mesa, dança, teatro, entre outras.

Para atingir seus objetivos, a SMF buscar assegurar aos beneficiários de seus projetos socioeducativos e suas famílias alguns dos direitos básicos: habitação, saúde, instrução, alimentação etc. Tudo isso combatendo toda e qualquer forma de discriminação, salvaguardando o desenvolvimento completo da pessoa humana, dentro da comunidade na qual está inserida.

A SMF também buscar o fortalecimento das comunidades locais, desenvolvendo nos seus membros a faculdade da liderança e a participação ativa na sociedade, inclusive reivindicando os direitos sociais através de lógicas inclusivas, que valorem o potencial transformador dos atores sociais. Outra ideia fundamental da entidade é a promoção de uma cultura da fraternidade, que contribua na concretização do “bem comum”, que tem como valores fundamentais o amor, a solidariedade, a paz e o respeito recíproco entre os homens.

A SMF conta com uma equipe de trabalho formada por 19 pessoas, além de voluntários e o apoio de especialistas em várias disciplinas que ajudam a qualificar os programas de intervenção social.

A SMF é membro da seção brasileira da UNIRedes, que reúne cerca de 20 organizações no território nacional que atuam em áreas rurais e urbanas, tendo como denominador comum o desenvolvimento integral e a promoção dos direitos fundamentais da pessoa humana.

 

Maiores informações:

Sociedade Movimento dos “Focolari”
Rua Igino Giordani, 210
Mariápolis Ginetta
06730-000 Vargem Grande Paulista (SP)
Tel.: (+55) 11 41583198